Atividades para o trabalho com a Consciência Fonológica
Terezinha
Toledo Melquíades de Melo
·
Para
que a criança tenha vontade de aprender é importante que as atividades sejam
prazerosas. Por isso, é importante iniciar a atividade dizendo: “vamos brincar
com estas gravuras?” ou” Vamos descobrir o que as palavras destas gravuras têm
em comum?” ou “Vamos descobrir o segredo°?” ou “Quem adivinha?...”
·
Pode-se
trabalhar com as gravuras no quadro ou em rodinha.
·
Os
agrupamentos das imagens que se seguem no quadro abaixo são apenas sugestões.
|
Todas as imagens podem ser
utilizadas.
Sugestão:
Separar 2 monossílabas, 2 dissílabas,2
trissílabas e 2polissílabas de cada vez deixar que as crianças falem o
nome da imagens e depois contar batendo palmas.
Usar duas imagens com nº de sílabas
diferentes de modo que a criança identifique a palavra maior ou menor.
|
|
PATO- PANELA- PAVÃO \ CASA-CAVALO- CANETA\ MACACO-MAÇÃ- MALA\
BOLA-BONECA-BORBOLETA
PATO-GATO-RATO\
PIÃO-BALÃO-CAMINHÃO\ MOLA-COLA-BOLA
MACARRÃO-CASA-PIPOCA\ JANELA-LATA-
SALADA\ TATU-CANETA- APONTADOR
Sugestão: colocar as 3 palavras de um dos
grupos e 3 outras deferentes e pedir que as crianças façam agrupamento quais
podem ficar juntas e dizer o porquê.
Colocar somente 3 e pedir que elas
descubram porque a professora juntos aquelas 3 palavras.
|
Identificar palavras que começam
com o mesmo fonema
|
MESA-MALA-MOLA-MORANGO\
LATA-LUA-LIMÃO-LEÃO\ PATO-PIPA PETECA-PATINS
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário