terça-feira, 16 de julho de 2013

Atividades para o trabalho com a Consciência Fonológica



Atividades para o trabalho com a Consciência Fonológica
Terezinha Toledo Melquíades de Melo
·        Para que a criança tenha vontade de aprender é importante que as atividades sejam prazerosas. Por isso, é importante iniciar a atividade dizendo: “vamos brincar com estas gravuras?” ou” Vamos descobrir o que as palavras destas gravuras têm em comum?” ou “Vamos descobrir o segredo°?” ou “Quem adivinha?...”
·        Pode-se trabalhar com as gravuras no quadro ou em rodinha.
·        Os agrupamentos das imagens que se seguem no quadro abaixo são apenas sugestões.



  1. Contar e separar sílabas



  1. Comparar quanto ao tamanho
Todas as imagens podem ser utilizadas.
Sugestão:  Separar 2 monossílabas, 2 dissílabas,2  trissílabas e 2polissílabas de cada vez deixar que as crianças falem o nome da imagens e depois contar batendo palmas.

Usar duas imagens com nº de sílabas diferentes de modo que a criança identifique a palavra maior ou menor.
  1. Identificar palavras que começam com a mesma sílaba

  1. Identificar palavras que rimam

  1. Identificar a posição (inicial, medial ou final) da sílaba


PATO- PANELA- PAVÃO \   CASA-CAVALO- CANETA\ MACACO-MAÇÃ- MALA\ BOLA-BONECA-BORBOLETA

PATO-GATO-RATO\ PIÃO-BALÃO-CAMINHÃO\ MOLA-COLA-BOLA

MACARRÃO-CASA-PIPOCA\ JANELA-LATA- SALADA\ TATU-CANETA- APONTADOR
Sugestão: colocar as 3 palavras de um dos grupos e 3 outras deferentes e pedir que as crianças façam agrupamento quais podem ficar juntas e dizer o porquê.
Colocar somente 3 e pedir que elas descubram porque a professora juntos aquelas 3 palavras.
Identificar palavras que começam com o mesmo fonema
MESA-MALA-MOLA-MORANGO\ LATA-LUA-LIMÃO-LEÃO\ PATO-PIPA PETECA-PATINS

























 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário